Conheça um pouco da história de Alexandre Santos

Nasceu em Belo Horizonte

O terceiro de quatro filhos de um casal paulista que havia se mudado para Minas Gerais há poucos anos.

14 de Julho de 1978

Décadas de 80 e 90

Escola

As escolas ainda não haviam evoluído muito na direção do atendimento psicopedagógico aos alunos e Alexandre Santos não foi o aluno padrão nos anos iniciais da escola. A escola não lhe parecia interessante, nem tão pouco a metodologia, rotulado de “Burro” por colegas e educadores ele sofre bullying e passou por grandes dificuldades

Acidente

Impossibilitou de escrever por pouco mais de dois anos mudou todo o curso de sua vida. Era o início da descoberta da dislexia, e este episódio viria a se tornar anos mais tarde a palestra motivacional “O menino que não era burro”. Passou a fazer provas orais, e ter excelentes notas, descobriu o prazer por aprender e viu o ambiente escolar se transformar de maneira definitiva.

1992

1998

Formou

Prestou seleção para a melhor escola técnica que havia em sua cidade e foi aprovado entre os 50 primeiros para estudar “tecnologia da Informação”, porém, nos primeiros meses do curso a escola entra em greve, mas a paixão por aprender e vivenciar o conhecimento não mais o deixaria parar, e sem hesitar ele ingressa no curso técnico em agropecuária, e se forma em uma das melhores escolas do País, na época Escola Agrotécnica Federal de Bambui, hoje CEFET-Bambui MG.

Vestibular

A convite do seu ex-professor de irrigação e drenagem Renato Farias, no ano seguinte presta vestibular para o Pós-técnico em Meio Ambiente para o CEFET-MG de Belo horizonte onde foi aprovado em 11º lugar, tinha uma jornada dupla, trabalhava a noite com atualização de bancos de dados de uma seguradora na área financeira, onde seu diretor o convida a fazer cursos de formação de líderes e oratória aos fins de semana e nas folgas.

1999

2000

Promoção

Resultado disto: foi promovido e assumiu o departamento de RH e capacitação interna. A promoção não foi suficiente para mantê-lo na empresa, foi indicado pela coordenação pedagógica do CEFET a participar da seleção para técnico ambiental em uma multinacional, na época Vallourec e Mannesmann Mineração.

Treinamentos

A habilidade de realizar treinamentos foi o diferencial para sua contratação, e também o que chamou a atenção de outra diretoria que após pouco mais de um ano o levou para o Departamento de Recursos Humanos. Motivado pela mudança de setor, presta vestibular e é aprovado em 31º lugar para cursar Graduação em Administração com Ênfase em Recursos Humanos na UNINCOR em Betim-MG, curso que abandonaria na metade por achar metodologia e capacitação dos docentes aquém de suas expectativas.

2001

2001

Master Mind Training

Nesta época foi convidado pela “Master Mind Brasil”, onde havia participado de treinamentos de habilidades interpessoais, para se tornar um dos treinadores da equipe, e passou a ser o mais jovem palestrante da “Master Mind Brasil”, realizando cursos e palestras aos fins de semana e a noite, conciliando o trabalho na multinacional durante o dia e a faculdade de administração a noite, e, sem que soubesse, estava próximo de acontecer uma grande mudança em sua vida.

Parada Respiratória

Durante um caloroso debate com seu chefe, sofre uma parada respiratória causada por estresse, que foi desencadeada num momento de fragilidade emocional vivida em razão do acidente de moto com seu irmão mais velho, um espasmo muscular tão forte que paralisou seu diafragma deixando toda sua rotina parada por alguns dias. Nestes dias de recuperação recebe de seu médico a recomendação que mudaria tudo até aquele momento, “ou você muda seu estilo de vida, ou você vai morrer antes dos 30 anos”, estas palavras motivaram uma mudança total de carreira, estudos e hábitos, mas só não mudaram a paixão por aprender e compartilhar conhecimento.

2001

2003

Hotelaria

Passou a dedicar mais tempo para dar cursos e palestras, abandonou a faculdade de administração, ingressou no ramo de hotelaria e foi trabalhar como recreação em resorts e hotéis fazenda. Antes de completar o primeiro ano na profissão já estava dando cursos e treinamentos para outros profissionais de recreação. No segundo ano já tinha sua própria equipe e atendia quatro hotéis.

Vestibular de Educação Física

O gosto pelo estudo mais uma vez o leva a prestar vestibular e é aprovado em 23º lugar para cursar Educação Física na FHA/UEMG. Nos anos finais dessa graduação conciliava suas atividades em recreação e gestor de equipe de esportes e lazer com a sala de aula. Foi professor da rede estadual de educação de MG por quase cinco anos, sendo dois deles após sua formatura.

2004

2008

Gerentes do Ouro Minas

Foi convidado a participar de um processo de seleção para gerentes do Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá, para onde se mudou e assumiu a gerência conjunta da equipe de Lazer, que chegava a ter mais de 60 colaboradores diretos na alta temporada, e também a Gerência Geral em plantões que chegava a mais de 600 colaboradores diretos.

Capacitação em lazer

No ano seguinte, a equipe de lazer que ele geria juntamente com Webster Barbosa (que viria a se tornar seu sócio na empresa de consultoria que criariam anos mais tarde) foi eleita por uma revista especializada em hotelaria a 3º melhor equipe em esportes lazer do Brasil em resorts. Implantou o programa interno de treinamento e capacitação em lazer, onde deu diversos cursos e promoveu o workshop do departamento de esportes e lazer.

2009

2010

Webton Consultoria

Cria a empresa WEBTON consultoria, e juntamente com Webster passam a dar treinamentos e consultorias para outros resorts e hotéis fazenda.

Sociedade com Alisson Aguiar

Um ano após seu sócio precisa parar com as viagens por motivos pessoais, e surge para Alexandre Santos um convite para assumir a produção executiva de um dupla sertaneja e abrir uma produtora de shows, foi quando nasceu a sociedade com Alisson Aguiar e abriram a produtora A2 Empreendimentos Musicais, no ano seguinte tinham 11 artistas em seu cast.

2011

2013

Política partidária

Durante todos estes anos Alexandre Santos atendia diversas empresas com treinamentos e palestras, porém, no final do ano de 2013 os negócios estavam fracos, e em uma conversa informal com um amigo surge um novo convite, e a paixão por desafios e novos aprendizados o levam para a área política partidária.

Política Partidária

Ingressa como coordenador político no diretório Nacional do PTdoB (hoje Avante), onde teve a oportunidade de viajar por mais de 300 cidades do interior de Minas Gerais dando treinamentos e palestras de formação e educação política, fomentando as boas práticas e multiplicando conhecimentos

2013

2016

Assessor e coordenador politico

Coordenou a campanha a reeleição do Deputado Federal Luís Tíbé em 67 municípios do interior de Minas Gerais, e suas ações profissionais chamaram atenção. Foi convidado a participar da equipe de campanha a prefeito de Belo Horizonte,  e após a campanha convidado a assumir o cargo de assessor parlamentar do Deputado Federal Luís Tibé.

Avantik

Nesta época, Alexandre Santos foi indicado pela Gerente de A&B Tatiane Camigauchi (Eleita por revista especializada em 2016 a melhor gerente de A&B no Brasil) para dar treinamentos de liderança e comunicação na empresa AVANTIK capacitação coorporativa, onde atualmente ministra os treinamentos “Oratória de Alto impacto”, “Fabrica de Palestras” entre outros.

2016

2017

Prefeitura Municipal de Contagem

Foi convidado a assumir a Diretoria de Auditoria de Desempenho na Prefeitura Municipal de Contagem. Atividade profissional que exerce atualmente em consonância com os processos de mentoria e as palestras e treinamento pela Avantik.